TSE cria grupo multifuncional para melhorar fiscalizaĆ§Ć£o eleitoral


09.06.16 | Diversos

O Conselho de Pesquisas e Estudos Eleitorais (CPEE) será formado por 13 especialistas, não remunerados, de várias áreas.

A Justiça Eleitoral receberá ajuda de um grupo criado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O Conselho de Pesquisas e Estudos Eleitorais (CPEE) será formado por 13 especialistas de várias áreas para formular propostas visando ao aperfeiçoamento da fiscalização e do controle das atividades eleitorais no pleito deste ano, que escolherá os representantes municipais.

Na primeira reunião do CPEE, na manhã desta terça-feira (07/6), Gilmar Mendes explicou que os profissionais, que não são remunerados, vão contribuir para que a Justiça Eleitoral melhore em todos os sentidos. “Todos de alto nível”, disse o ministro sobre o grupo formado por consultores políticos, jurídicos, econômicos, entre outras áreas.

“Estamos preocupados com a veracidade do controle das campanhas eleitorais e dos gastos. Temos limites muito estreitos estabelecidos na legislação eleitoral e temos medo que isso seja manipulado, não seja observado de maneira devida. Portanto, estamos tomando todas as cautelas em relação a isso. Especificamente sobre o novo modelo de doação, que agora passou a ser apenas por pessoa física, tem que ser acompanhado com o devido rigor”, ressaltou o presidente do TSE.

Fonte: Conjur