OAB/RS repudia ataques contra advogados


25.05.16 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, manifestou pesar e indignação com a morte do advogado Roberto Caldart, que foi assassinado em pleno exercício profissional. “A Ordem gaúcha se solidariza com toda a advocacia de Santa Catarina. É um crime que fere também os advogados do Rio Grande do Sul”, afirmou Breier.

Caldart foi morto nesta terça-feira (24), em Palhoça. Segundo informações, os fatos ocorreram no momento em que o advogado estava trabalhando, atendendo um cliente numa reintegração de posse. A OAB/SC manifestou condolências aos familiares de Caldart e está prestando assistência à família.

Segundo Breier, ataques a advogados durante a atividade tornaram-se frequentes. “No Pará, a violência é constante contra a classe. Agora, estamos consternados com essa trágica morte em Santa Catarina. Todo profissional que sofrer qualquer ameaça no exercício da profissão deve imediatamente informar à CDAP – Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas – e solicitar o auxílio da entidade. Esse é nosso papel institucional: defender as prerrogativas e a livre atuação da advocacia”, salientou Breier.

Santa Catarina

O presidente da OAB/SC, Paulo Brincas, entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública pedindo rigor nas investigações. “O assassinato de um advogado em pleno exercício profissional constitui grave atentado à administração da Justiça e não pode ser tolerado. Um ataque ao profissional é um ataque ao Estado”, disse Brincas, informando que a OAB/SC decretou luto oficial por três dias.

Lamachia em SC

Nesta quarta-feira (25), às 17h, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acompanhará o enterro do advogado. “É preciso apurar o caso e mostrar que esse tipo de situação é inaceitável. Esse crime se revela um atentado ao próprio Estado Democrático de Direito”, afirmou Lamachia.

Fonte: OAB/RS