Breier defende campanha de valorização da advocacia no Colégio de Seccionais


13.05.16 | Advocacia

O tema inaugural da pauta do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, na manhã desta quinta-feira (12), em Brasília, foi a definição de uma campanha nacional pela valorização da advocacia. O objetivo é conscientizar à sociedade brasileira o real papel dos advogados como defensores da cidadania.

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, fez a defesa da iniciativa que foi aprovada pela unanimidade dos 27 presidentes estaduais. “Nossos três pilares da gestão da OAB/RS – advocacia, advogado e cidadania – baseiam-se no fortalecimento das prerrogativas da classe e na sua representatividade em todas as esferas cidadãs”, ressaltou.

Segundo Breier, a OAB/RS engajará as 106 subseções. “Logo, só há cidadania se há advocacia forte, e advocacia forte se faz pelo respeito às prerrogativas dos advogados. Mostrar essa realidade ao conjunto da sociedade e substantivar esse conceito ao máximo é a nossa missão”, afirmou.

Na opinião do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a advocacia tem sido atingida todos os dias de forma inaceitável. “Por incrível que pareça, muita gente desconhece o significado do papel do advogado. Precisamos desenvolver uma campanha com esclarecimentos sobre nossa atividade, o que significa nossa profissão como atores do processo judicial e representantes da sociedade”, explicou Lamachia.

Felipe Santa Cruz, presidente da seccional do Rio de Janeiro, disse que a campanha deve focar não apenas na valorização da advocacia, mas também contra a criminalização da atividade, como em questões de honorários, por exemplo. “A luta pela valorização pode se tornar a marca da atual gestão”, saudou.

Fonte: OAB/RS