OAB/RS reivindica ao governador transferĂȘncia de presos das delegacias


11.04.16 | Advocacia

Nesta sexta-feira (08), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, cobrou providências imediatas do governador do Estado, José Ivo Sartori, para que os presos mantidos em delegacias sejam transferidos com urgência. “A manutenção de detentos nas unidades de polícia é ilegal, irregular e coloca em risco a sociedade”, afirmou.

Na terça-feira (08), Breier vistoriou as celas do Palácio da Polícia e conversou com os presos, que relataram lotação no local e falta de condições básicas de higiene. O dirigente também se reuniu com o chefe de polícia, delegado Emerson Wendt, que alertou sobre as dificuldades enfrentadas pela instituição.

Breier reforçou a preocupação da OAB/RS com a institucionalização da permanência de presos em delegacias. “O acúmulo de presos coloca esses locais em risco, pois não há estrutura para receber presos. Cobramos providências imediatas no intuito de cessar tal prática que, de maneira inédita, de alto risco, vem se institucionalizando em nosso Estado. Além das graves e notórias violações de direitos mínimos, isso vem gerando severas consequências que num curto espaço de tempo, poderão colocar em risco vidas no interior das nossas delegacias de polícia com eventual morte ou rebelião”, frisou.

Rodney Silva
Jornalista 

Fonte: OAB/RS