Falta de leitos em emergências psiquiátricas é debatida entre OAB/RS e Simers


16.03.16 | Advocacia

O presidente da seccional, Ricardo Breier, afirmou que vai levar a denúncia para a Comissão dos Direitos Humanos Sobral Pinto.

Para debater a violação de direitos humanos em emergências psiquiátricas do Sistema Único de Saúde (SUS), em Porto Alegre, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) buscou a OAB/RS nesta segunda-feira (14). O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, tratou da questão com o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, na sede da seccional.

Mendes explicou sobre vistorias no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) e no Postão do IAPI que comprovaram a situação de pacientes colocados em colchonetes no chão e em cadeiras por falta de vagas e leitos em hospitais.

Breier afirmou que vai levar o assunto para a Comissão dos Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS. “Isso é uma violação à dignidade humana”, reiterou. “Vamos encaminhar um parecer para Comissão e propor uma cobrança institucional”, disse.

Também participaram do encontro o conselheiro seccional Igor Danilevicz; o advogado Rafael Torres; e a gerente do Departamento Jurídico do Simers, Ana Schneider.

Caroline Tatsch
Jornalista

Fonte: OAB/RS