Mídia repercute pedido de OAB pelo afastamento de Cunha


22.02.16 | Advocacia

Nesta semana, Lamachia foi à Câmara dos Deputados entregar o pedido da entidade pelo afastamento imediato do deputado da presidência, visando preservar o devido processo legal em ações que investigam sua atuação.

Nesta semana, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, foi à Câmara dos Deputados entregar o pedido da entidade pelo afastamento imediato do deputado Eduardo Cunha da presidência da Casa. A medida teve repercussão na mídia de todo o País. Para a OAB, a permanência do parlamentar fere o devido processo legal em ações que investigam sua atuação.

Durante a reunião na Câmara, Lamachia afirmou que a permanência de Cunha no cargo põe em risco tanto a imagem do deputado quanto a credibilidade do Congresso. “Trazemos este pedido para que possamos ter um julgamento absolutamente livre, sem manobras que possam ser interpretadas como atuação de quem está no poder. Esta é a casa do povo, portanto o Direito tem de ser respeitado. Não fazemos nenhum juízo de valor de dizer se o deputado é ou não culpado. Fazemos, isso sim, juízo ao dizer que sua permanência interfere diretamente no devido processo legal”, frisou Lamachia.

Confira as entrevistas de Lamachia na Rede Globo, Globo News, SBT e Band:

Globo News - Entrevista com Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB

TV Globo News – Conselho de Ética vai recorrer ao STF para fazer valer decisão sobre Cunha

TV Band – Presidente da Câmara pede ao STF mais tempo para se defender das acusações no Conselho de Ética

TV Rede Globo – Cunha é notificado do processo no Supremo que pede afastamento dele

TV SBT – Cunha tem dez dias para se defender


Fonte: OAB/RS