“OAB fará mobilização nacional contra recriação da CPMF”, anuncia Lamachia


04.02.16 | Advocacia

A iniciativa seguirá exemplo da campanha “Agora Chega de Imposto!”, promovida pela Ordem gaúcha, no ano passado, contra o aumento do ICMS pelo Governo do Estado.

A OAB fará uma mobilização nacional contra a recriação da CPMF – Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). Foi o que anunciou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, na manhã desta quarta-feira (03), em entrevista à Rádio Gaúcha. A iniciativa seguirá exemplo da campanha “Agora Chega de Imposto!”, promovida pela Ordem gaúcha, no ano passado, contra o aumento do ICMS pelo Governo do Estado.

Conforme Lamachia, o Governo Federal está transferindo para a sociedade o custo do ajuste fiscal de um País que possui uma das cargas tributárias mais elevadas em comparação com países com a sua renda, que passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB). “Pobre cidadão, chamado para pagar a conta novamente! A sociedade não pode aceitar mais um tarifaço! Nós empreenderemos uma grande movimentação contra essa ideia de retorno da CPMF. O Brasil, para sair da crise, precisa de maior respeito com os recursos. O governo não pode ir, a qualquer momento de crise, colocar a mão no bolso do cidadão”, afirmou.

Lamachia ressaltou que o aumento de impostos é uma solução simplista para quem tem a responsabilidade de governar. “A alta carga tributária deixa o País na impossibilidade de investimentos, pois perde em competitividade e inviabiliza a recuperação econômica. A conta a ser paga, como todos os governos fazem, é entregue ao contribuinte”, reiterou.

Fonte: OAB/RS