Justiça condena estudante por mortes em ônibus que despencou de viaduto


01.02.16 | Diversos

Estudante e motorista se envolveram em uma discussão dentro do coletivo. O estudante pulou a roleta e agrediu o motorista com chutes na cabeça. Ele perdeu a direção do veículo, que caiu do viaduto.

A juíza da 5ª Vara Criminal da Capital, Paula Fernandes Machado de Freitas, condenou o estudante R.S.F a 13 anos de reclusão pelo acidente com um ônibus da linha 328, trajeto Bananal-Castelo, que despencou do Viaduto Brigadeiro Trompowski, matando nove pessoas e ferindo outras sete, em abril de 2013. Na mesma decisão, a magistrada absolveu o motorista. Os dois homens se envolveram em uma discussão dentro do coletivo, o estudante pulou a roleta e agrediu o motorista com chutes na cabeça. Ele perdeu a direção do veículo, que caiu do viaduto sobre uma das pistas da Av. Brasil.

A magistrada entendeu que estudante cometeu o crime por motivo fútil e foi diretamente responsável pelas mortes. “Apenas porque foi contrariado pelo motorista, que se recusou a abrir a porta dianteira do ônibus, tal qual um garoto mimado e pirracento que tem negado um pedido de um brinquedo, R. dependurou-se no balaústre do ônibus e chutou repetidas vezes a cabeça do motorista que conduzia o coletivo em movimento. Aí está a futilidade e a torpeza do motivo do crime perpetrado pelo réu. A danosidade de sua conduta foi exatamente proporcional à gigantesca repercussão social que o caso teve. A 'pirraça' de R. ceifou nove vidas e feriu sete pessoas gravemente”, argumentou a juíza Paula Fernandes Machado de Freitas na sentença.

R.S.F foi condenado pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte público e três tipos de lesão corporal. O réu pode recorrer da sentença em liberdade.

 Processo nº 015388490.2013.8.19.0001

Fonte: TJRJ