Breier reúne-se com presidente do TRF4 para estabelecer aproximação institucional


27.01.16 | Advocacia

Dirigente enfatizou a atuação dos presidentes das 106 subseções como grandes interlocutores da cidadania, além de serem fortes parceiros nos diversos pleitos, no âmbito da Justiça Federal.

Na tarde desta terça-feira (26), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve com o presidente do TRF4, desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado, em reunião que marcou o primeiro encontro entre o presidente da Ordem gaúcha para o triênio 2016/2018 com a atual diretoria do Tribunal. Também estavam presentes o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/RS, conselheiro seccional, Darci Guimarães e o chefe de gabinete, Julio Cesar Caspani.

Durante a reunião que ocorreu na sede do TRF4, Breier enfatizou a importância da aproximação institucional entre a OAB e o Tribunal. “Temos temas importantes e quero colocar a OAB como parceira, pois há muitos advogados atuantes na Justiça Federal. Além disso, temos demandas das nossas 106 subseções, nas quais os nossos presidentes são grandes interlocutores da cidadania, além de serem fortes parceiros nos diversos pleitos, nos quais já obtivemos grandes vitórias em razão das suas mobilizações”, afirmou.

Breier também citou pautas conjuntas entre as duas instituições e que geraram ganhos para a advocacia e cidadania. “Trabalhamos em muitas ações no âmbito institucional, como agora com o novo CPC que entrará em vigor no mês de março, e o trabalho em conjunto para os avanços do processo eletrônico, sendo exemplo disso o e-proc que é muito bem avaliado pela advocacia”, declarou.

Penteado, oriundo do 5º Constitucional da Advocacia, defendeu a importância da interlocução entre a OAB e o Judiciário. “Essa parceria é essencial, ainda mais em tempos de desafios. A Justiça Federal necessita de contenção de despesas, e por isso estaremos comedidos nas expansões das unidades de atendimento, pois o orçamento não nos permite altas pretensões”, adiantou.

O desembargador também valorizou a atuação da advocacia, por conhecer a realidade do outro lado do balcão. “Vim pelo Quinto Constitucional e, inclusive, fui presidente de uma subseção do interior do Paraná. Assim, conheço as necessidades e tenho a compreensão da vida do advogado, tanto do privado quanto do público”, relatou.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

Fonte: OAB/RS