Professores são agraciados com o Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa


08.12.15 | Advocacia

Em sua 8ª edição, a distinção é promovida pela Escola Superior de Advocacia com o objetivo de homenagear profissionais de reconhecida capacidade na docência do Direito.

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS realizou a 8ª edição do Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa, nesta segunda-feira (07), na sede da seccional. A distinção é dedicada a homenagear profissionais de reconhecida capacidade na docência do Direito.

Os professores Fabrício Dreyer de Avila Pozzebon, Silvio Ronaldo Santos de Moraes, Olindo Barcellos da Silva, Jose Cesar Pereira da Silva Filho, Alexandre Fernandes Gastal e Luis Antônio Longo foram os homenageados.

Representando os agraciados, Silvio Moraes agradeceu o prêmio: “nós, professores homenageados, cultuamos os mesmos princípios e valores que nos conferem a convicção de que dignificamos nossa trajetória, correspondendo às instituições que confiam e confiaram em nosso trabalho, exercido com profissionalismo, honradez e seriedade”, disse.

O diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, destacou a atuação dos homenageados: “vocês são verdadeiras fontes de inspiração e exemplo de advogados para todos”.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, parabenizou o trabalho dos premiados. “Esse é um momento especialíssimo. A busca pelo conhecimento é uma tarefa que exige esforço. Tenho a inabalável convicção que, como mostram o legado dos sábios, pautaremos nossos momentos muito mais pelo conhecimento do que pela legitimidade formal do poder”, declarou.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, disse que “vocês recebem essa homenagem como merecimento e reconhecimento, pois são os verdadeiros alicerces e referências na área do Direito”.

Na ocasião também ocorreu o descerramento da fotografia do conselheiro federal Alexandre Wunderlich na Galeria de Ex-Diretores da ESA, quando conduziu a instituição na gestão Lamachia (2007/2009 – 2010/2012).

Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa

O objetivo do Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa é homenagear profissionais indicados pela ESA e aprovados pelo Conselho Seccional da OAB/RS, a ser concedido a advogados com igual ou superior a 20 anos de exercício na carreira jurídica, bem como no exercício da cátedra, com período igual ou superior a 15 anos.

A nominação Orlando de Assis Corrêa é uma homenagem póstuma ao Coordenador de Direito Constitucional e Administrativo da ESA, biênio 91/93, dado sua postura ética e dedicação durante o exercício de sua atividade profissional de advogado e professor de Direito.

Presenças

Também estavam presentes a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a vice-diretora e diretora-geral eleita da ESA, conselheira seccional Rosângela Herzer dos Santos; a corregedora da OAB/RS e ex-diretora da ESA, Maria Helena Camargo Dornelles; o conselheiro federal da OAB/RS e ex-diretor da ESA, Alexandre Lima Wunderlich; representando o TRE/RS, desembargador Paulo Roberto Lessa Fraz; o diretor administrativo-financeiro da ESA, Paulo Caleffi; a diretora da Revista Ad Judicia da ESA, Ana Paula Oliveira Ávila; o diretor de cursos da ESA, Francis Beck; o desembargador do TJRS e ex-diretor da ESA, Antônio Maria Iserhard; a ex-diretora da ESA, Maria Aparecida Moretto; o desembargador do TJRS, Newton Fabrício; representando a Escola de Direito da Unisinos, Darci Guimarães Ribeiro; a filha do Dr. Orlando de Assis Corrêa, Silvia Cunha; e o chefe de gabinete da OAB/RS, Julio Cesar Caspani.

Fonte: OAB/RS