Novos advogados dão início à carreira em Prestação de Compromisso na OAB/RS


15.10.15 | Advocacia

Os recém chegados profissionais receberam a carteira profissional das mãos do presidente da seccional, Marcelo Bertoluci, em cerimônia realizada no gabinete da presidência.

Mais uma turma de novos advogados prestou compromisso na tarde desta quarta-feira (14), na sede da OAB/RS. Os recém chegados profissionais receberam a carteira profissional das mãos do presidente da seccional, Marcelo Bertoluci, em cerimônia realizada no gabinete da presidência.

Saudando os novos profissionais, Bertoluci destacou que cada advogado deve zelar pelas prerrogativas, pois a OAB/RS não compactua com a afronta aos direitos fundamentais da classe, assim como com desvios éticos profissionais. O presidente também salientou que a história do País se confunde com a própria história da Ordem gaúcha. “A entidade tem o dever de atuar em temas que sejam corporativos e também da cidadania, pois zelamos pelo Estado Democrático e Material de Direito. A advocacia vai além de uma profissão; e cada um de nós desempenha o papel de agente transformador social.”, ressaltou.

Os novos advogados se comprometeram a "exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".

Clique aqui para conferir as fotos do evento.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), conselheira seccional Delma Ibias, frisou a importância de que os novos profissionais participem ativamente da Ordem gaúcha. “A Comissão atua em diversas frentes, principalmente em projetos sociais, como o OAB Vai à Escola, em que levamos às zonas de vulnerabilidade social noções básicas de direitos humanos”, afirmou.

As principais dificuldades enfrentadas pelos advogados em início de carreira foi o tema abordado pelo presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres. “Temos diversas iniciativas voltadas aos profissionais recém-formados, como o Curso de Iniciação à Advocacia e o Manual do Jovem Advogado”, ressaltou.

Também participaram o secretário-geral da entidade, Ricardo Breier; a conselheira seccional e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI), Regina Soares; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CFEP), Miguel Ramos; o vice-presidente da CSI, Marcelo Lorenzi; e a integrante da CEJA, Renata Bitencourt.

Fonte: OAB/RS