Ordem gaúcha garante apoio institucional aos profissionais que tiveram suas vidas "bisbilhotadas" ilegalmente


08.09.10 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, afirmou, na tarde desta segunda-feira (06), que a entidade dará todo o suporte necessário para os profissionais que se sentiram atingidos pela invasão de privacidade causada pelo uso indevido dos sistemas Guardião e Consultas Integradas.

”Alguns dos profissionais citados, que tiveram seus sigilos violados, já procuraram a presidência da Ordem, buscando o apoio institucional para as medidas que deverão tomar sobre o caso”, declarou Lamachia.

“Os fatos trazidos à tona demonstram o total descontrole sobre um sistema que mexe diretamente com a intimidade das pessoas”, afirmou. O dirigente salientou, ainda, a necessidade de respostas rápidas, objetivas e cabais quanto aos motivos da invasão da privacidade das pessoas.

“O que sabemos até agora é que não existe uma ferramenta eficiente que proteja a sociedade do uso indevido dos sistemas Guardião e Consultas Integradas. No entanto, nos falta saber se esse tipo de utilização busca a extorsão por fins pecuniários ou políticos”, salientou Lamachia.

O dirigente defendeu, ainda, a imediata suspensão do uso dos sistemas. “Neste momento, diante da gravidade das denuncias, é urgente, à bem da Ordem pública, do Estado Democrático de Direito e dos direitos individuais dos cidadãos, que os sistemas Guardião e Consultas Integradas sejam acessados apenas por ordem judicial”, ressaltou o dirigente.