Via pública mal conservada de município gera indenização a motorista acidentado


30.08.10 | Diversos

O município de Três Corações foi condenado, em 1ª Instância, a indenizar um motorista em R$ 8 mil por danos morais, que se acidentou ao sair pela janela de emergência do ônibus que conduzia, após o veículo ter se atolado em via pública mal conservada. Para os desembargadores da 5ª Câmara Cível, ficou demonstrada a omissão do município, tendo em vista o dever legal de manutenção das vias públicas.

Conforme os autos, em novembro de 2008, ao trafegar por uma rua, na cidade de Três Corações, o ônibus de turismo conduzido pelo motorista atolou-se em via pública de terra, permanecendo preso no local, o que impossibilitou a abertura da única porta dianteira.

Diante dessa situação, o motorista autorizou a abertura da janela de emergência e iniciou a retirada dos passageiros. Ainda de acordo com os autos, ao saltar do veículo, colocou as mãos do lado de cima do vão da janela, perto da cortina, mas a aliança ficou agarrada, ocasionando a extirpação de seu dedo.

No recurso de apelação, o município alegou culpa exclusiva da vítima, que teria utilizado trajeto não caracterizado como via pública. Para o relator do processo, desembargador Manuel Saramago, não procede a alegação do município. Argumentou ainda que o motorista atuou no devido cumprimento de dever laboral. (Processo: 1.0693.09.081567-3/001)



...................
Fonte: TJMG