Presidente do STJ visita a OAB/RS


23.06.10 | Diversos

O processo de modernização de procedimentos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi um dos principais assuntos que o presidente daquela Corte, ministro Asfor Rocha, abordou durante visita que fez na tarde desta terça-feira (22), ao presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, que o recebeu em seu gabinete, na sede da entidade.

O ministro ressaltou seu objetivo de tornar o Poder Judiciário cada vez mais ágil, transparente e acessível à população. “Isso é o que todos nós desejamos, pelo bem da sociedade brasileira”, afirmou Asfor Rocha no encontro. Ele estava acompanhado pelos presidentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Vilson Darós, e da Comissão de Informática da Justiça Federal, juiz Sérgio Renato Tejada Garcia.

Ao longo da reunião, o presidente da Ordem gaúcha abordou temas relevantes para a advocacia e saudou as metas de modernização do STJ. “A postura e as iniciativas do ministro revelam sensibilidade e preocupação com uma melhor prestação jurisdicional, o que traz benefícios para os operadores do Direito e, consequentemente, para a própria cidadania”, enfatizou Lamachia.

O dirigente da Ordem gaúcha sublinhou para o ministro a importância do seu engajamento na mobilização nacional da OAB pela aprovação do projeto que cria as férias dos advogados, já aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente em tramitação no Senado.

Segundo Lamachia, a aprovação do PLC 06/2007, proposto pela Ordem gaúcha, “beneficia especialmente os pequenos escritórios e é fundamental para que os advogados possam programar seu descanso antecipadamente”.

O presidente da OAB/RS também questionou Asfor Rocha sobre a possibilidade de unificação dos processos eletrônicos em todo o País. “A medida traria uma enorme facilitação para o trabalho dos operadores do Direito em geral”, afirmou.

Da entidade dos advogados participaram do encontro, ainda, o vice-presidente e a secretária-geral, respectivamente Jorge Maciel e Sulamita Santos Cabral, e os presidentes das comissões de Direito Ambiental, conselheiro seccional Ricardo Barbosa Alfonsin, e do Jovem Advogado, Pedro Alfonsin.