Presidente da OAB/RS reitera importância do projeto Ficha Limpa


10.06.10 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, voltou a reiterar, nesta quarta-feira (09), a “excepcional oportunidade” que os brasileiros têm, neste ano, de promover uma verdadeira depuração no cenário político do País. “Neste ano eleitoral, temos o momento ideal para realizar as mudanças necessárias, especialmente a partir da vigência de projetos importantes, como o Ficha Limpa”, frisou Lamachia.

Em entrevista coletiva, concedida momentos antes de proferir palestra sobre “A OAB/RS e a sociedade civil”, na reunião-almoço do programa Tá na Mesa, a convite da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre, Lamachia lembrou que a Ordem gaúcha, em conjunto com várias outras entidades civis, há poucos dias instou os partidos políticos, por ofício, a manifestarem publicamente seu comprometimento com o Ficha Limpa, independentemente de julgamentos dos tribunais eleitorais.

“A sociedade quer e precisa saber do real alcance do compromisso das agremiações partidárias do Estado para com o projeto, que vale já para as eleições deste ano e que, de acordo com o documento enviado, tem seu objetivo claramente definido: a moralização da atividade governamental e parlamentar, bem como o combate à corrupção desenfreada e à impunidade manifesta”, enfatizou o dirigente.

História de lutas

Durante sua palestra, realizada no Salão Nobre do Palácio do Comércio, sede da Federasul, Lamachia fez uma explanação sobre a estrutura da OAB em todo o País e no Estado, a partir do Conselho Federal. Destacou o papel das seccionais e, no caso do RS, a importância das 105 subseções da OAB no Interior.

Ele frisou que a entidade dos advogados está historicamente ligada aos grandes momentos da vida brasileira, como a Revolução de 1930 e o movimento das Diretas Já, por exemplo. “A trajetória da Ordem, em todo o país, se confunde com as lutas pela democracia, pela cidadania e pela Justiça”, assinalou o dirigente.

Formado por empresários, autoridades jurídicas, parlamentares e conselheiros seccionais, o público presente lotou o Salão Nobre. Da diretoria da OAB/RS participaram, ainda, o vice-presidente, Jorge Fernando Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; e a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; além do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães.

Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor