Curso sobre processo eletrônico da Justiça Federal lota auditórios da Ordem gaúcha e das suas subseções


01.06.10 | Advocacia

Há mais de uma semana com as inscrições encerradas, o curso sobre o uso do processo eletrônico na Justiça Federal lotou, pela terceira vez, o auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da OAB/RS, em Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (31). A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão de Informática da Justiça Federal, juiz Sérgio Renato Tejada Garcia.

Advogados, estagiários e defensores públicos procuraram em expressivo número o treinamento gratuito, promovido pela Ordem gaúcha, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), em parceria com o TRF4. Com a lotação do auditório do 2º andar, os advogados também assistiram o curso ao vivo em um telão instalado no auditório da ESA, no 8º andar.

Com transmissão ao vivo pela Internet para as subseções da OAB, através do projeto ESA Virtual, os profissionais do Interior também puderam assistir ao treinamento, porém com atraso para o início do curso, ocasionado pela queda de um link de transmissão nos servidores contratados pela Ordem e que fazem a distribuição do sinal.

Abertura

Compuseram a mesa de abertura pela OAB/RS, o presidente, Claudio Lamachia; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; e a coordenadora do curso e diretora de Comunicação e Informática da ESA, conselheira seccional Rosângela Maria Herzer dos Santos.

Também integraram a mesa o presidente da Comissão de Informática da Justiça Federal, juiz Sérgio Renato Tejada Garcia; a defensora pública-geral do Estado, Jussara Barbosa Acosta; o juiz federal de Caxias do Sul, João Osório; e o diretor de Tecnologia da Informação do TRF4, Cristian Ramos Prange.

Lamachia ao abrir os trabalhos, desculpou-se pelo atraso ocasionado pela queda de um link de transmissão nos servidores contratados pela entidade e que fazem a distribuição do sinal, gerando, consequentemente, demora no início do evento e destacou que, em sua terceira edição, as inscrições do curso foram encerradas antecipadamente devido à grande procura dos operadores do Direito. “A palestra lotou os auditórios da nossa sede e os advogados do Interior, interessados em se aperfeiçoar para a melhor utilização da ferramenta do processo eletrônico, estão acompanhando ao vivo o curso pela Internet”, afirmou.

O presidente da OAB/RS ainda ressaltou a presença de integrantes da Defensoria Pública do Estado no evento: “A Ordem abriu espaço para os defensores públicos participarem do curso pela importância do tema”.

De forma dinâmica e didática, Tejada detalhou as ferramentas de uso do sistema e os caminhos para sua melhor funcionalidade, já que os advogados vêm demonstrando interesse pelo tema. “É fundamental que os profissionais se habituem a esse mecanismo digital, que visa simplificar o trabalho da advocacia”, disse.

Também estavam presentes o gerente do Projeto do Processo Eletrônico do TRF4, José Carlos Abelaira Filho; e os defensores públicos do Estado, Alexandre Brandão, José Patrício Teixeira, Gustavo Barbieri, Cláudia Barros e Miriane Tagliani.