Espaço exclusivo para liberação de alvarás no Foro Central da Capital está em fase de instalação


06.04.10 | Advocacia

Atendendo a um pleito antigo da Ordem gaúcha para facilitar e aprimorar o atendimento dos advogados em relação ao pagamento de alvarás, o Foro Central de Porto Alegre, juntamente com o Banrisul, disponibilizará um espaço exclusivo para liberação de alvarás. A medida agilizará a rotina profissional dos advogados até a implantação do alvará eletrônico.

Em fase de instalação, o espaço será ampliado e voltado somente para a retirada de alvarás. Segundo o diretor do Foro Central, juiz Alberto Delgado Neto, anualmente existe um crescimento de 12 a 15% em pagamento de alvarás.

“Após insistentes manifestações da OAB/RS para que fosse aprimorado o atendimento aos advogados no Foro Central, encontramos esta alternativa para atender tal pleito. Facilitando o trabalho dos operadores do Direito dentro do Foro, facilitamos a vida do jurisdicionado, que é, afinal de contas, a razão da existência do Judiciário”, declarou Delgado Neto. A previsão para a instalação completa do espaço está prevista para 30 dias.

Conforme o gerente-adjunto da agência do Banrisul no Foro Central, Gabriel de Oliveira Feijó, o objetivo é reduzir o tempo de espera para o levantamento do alvará. “Diariamente são retirados 400 alvarás, e, com este espaço, exclusivo para os advogados, esse processo será mais célere”, apontou Feijó.

Na avaliação do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, “a entidade acompanha o trabalho da classe no Foro e requereu, reiteradamente, tal instalação, a fim de melhorar a rotina dos advogados e otimizar o tempo de aguardo do alvará na unidade judicial”, destacou o dirigente. Segundo ele, no entanto, o grande avanço virá com a implantação do alvará eletrônico.