Representantes das subseções e diretoria da OAB/RS debatem gestão financeira


15.03.10 | Advocacia

Na última sexta-feira (12), foi realizado o I Encontro de Presidentes e Tesoureiros da OAB/RS, triênio 2010/2012. O evento, que aconteceu no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da seccional, foi conduzido pelo presidente e pelo tesoureiro da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia e Luiz Henrique Cabanellos Schuh.

A presença maciça de representantes das 105 subseções da OAB/RS se justificou pela importância dos temas: planejamento orçamentário das gestões da Ordem em todo o Estado e a necessidade de buscar alternativas para reduzir custos no orçamento da entidade.

Os presidentes e tesoureiros do Interior se manifestaram diversas vezes, apontando propostas para as questões financeiras e registrando experiências locais, como fez o presidente da OAB Novo Hamburgo, Pedro Gilberto Brand: “Realizamos um plano de gestão, reduzindo gastos internos para investir na prestação de serviços e melhorias para os advogados da nossa região”, afirmou.

Na ocasião, Cabanellos apresentou as diretrizes de gestão nesta segunda administração da OAB/RS e o planejamento orçamentário da entidade. “É fundamental este debate sobre a necessidade de se combater a inadimplência e de superar a redução de receita gerada em função do congelamento da anuidade nos últimos três anos. Estamos entrando no quarto ano de nossa gestão, em que, além de termos congelado a anuidade, ainda reduzimos seu valor nominal", afirmou o tesoureiro da Ordem gaúcha.

“Vamos levar esse tema para discussão aprofundada no próximo Colégio de Presidentes de Subseções”, ressaltou o dirigente da OAB Livramento, Luis Eduardo De La Rosa DÁvila, cidade que receberá o evento em abril.

“Juntos temos que buscar alternativas para a nossa entidade. Nesta gestão, podemos destacar os repasses rigorosamente em dia para as subseções e a redução substancial da dívida que herdamos”, declarou Lamachia.

O dirigente ainda fez uma reflexão sobre o fato de que a Ordem gaúcha, com os recursos que arrecada através de anuidades, aplica em prestação de serviços diretos para os advogados, como o envio gratuito de Notas de Expediente por e-mail, os convênios médicos e odontológicos da Caixa de Assistência, a manutenção das 260 salas da OAB nos Foros, e a construção de sedes de subseções, entre outros.

Também compuseram a mesa de trabalho, além do presidente e do tesoureiro da OAB/RS, o vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Fernando Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; os conselheiros federais Clea Carpi da Rocha e Renato da Costa Figueira; e o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.