OAB/RS informa que as notícias crimes devem ser remetidas por e-mail à Polícia Federal do RS


22.02.10 | Advocacia

A OAB/RS informa aos advogados que todas as notícias crimes enviadas à Superintendência Regional da Polícia Federal no RS devem ser registradas em meio eletrônico, através do e-mail [email protected].

A medida corresponde à implantação do Inquérito Policial Eletrônico (E-IPL), que segue a sistemática do E-Proc, já adotada pelo TRF4.

Segundo ofício encaminhado à OAB/RS pelo superintendente regional da PF/RS, delegado Ildo Gasparetto, o sistema dispõe sobre a informatização dos processos judiciais cíveis e criminais.

“Este procedimento busca facilitar o trabalho dos advogados com atuação nos apuratórios da Polícia Federal no RS, já que poderão, desde que previamente cadastrados no sistema E-Proc, do TRF4, acompanhar, de seus próprios escritórios, a tramitação de inquéritos policiais instaurados a partir do dia 08 de janeiro”, avaliou Gasparetto.

A utilização do Inquérito Eletrônico visa adequar o policial a uma dinâmica de trabalho mais eficiente, segura, econômica e não-poluente, substituindo o tradicional processo em meio físico (papel) por apuratórios digitalizados, medida modernizadora instituída pela Lei nº 11.419/2006.

Expedientes volumosos

Os expedientes volumosos, inviáveis de serem encaminhados por e-mail, deverão ser remetidos em CD, com arquivos em formato PDF, devendo os objetos extras (provas em fotos, vídeos, etc.) seguir na forma tradicional.