OAB/RS e Foro Central da Capital engajados na campanha Doar é Legal online


22.01.10 | Advocacia

A campanha Doar é Legal, criada pela OAB/RS e pelo Foro Central de Porto Alegre, que estimula cidadãos a oficializarem o interesse em doar órgãos, ganhou uma versão online.

Por meio do site da Ordem gaúcha e pelo portal do TJRS, é possível se cadastrar e imprimir uma certidão que comprova a vontade de ser doador. O documento pode, ainda, ser enviado por e-mail para amigos e familiares.

“Com a Internet, não temos mais fronteiras. Pessoas de todo o Brasil terão possibilidade de formalizar o interesse em doar órgãos utilizando a página do TJRS e da OAB/RS”, afirmou o diretor do Foro, juiz Carlos Eduardo Richinitti.

Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a entidade apoia esta iniciativa por tratar-se de uma questão de relevância para a sociedade. “É importante unir esforços, para que possamos obter sucesso nessa iniciativa, sendo mais um exercício de cidadania”, disse o dirigente.

Na campanha anterior, realizada no Foro Central, Lamachia e Richinitti receberam um certificado simbólico, através do qual se manifestam como doadores de órgãos.

Desde maio, quando a campanha começou, cerca de três mil certidões foram expedidas nos Foros de Porto Alegre, Erechim e Bento Gonçalves. O documento serve para que familiares não tenham dúvidas sobre o interesse do falecido em ser doador.