Processo eletrônico do CNJ será aprimorado


28.09.09 | Diversos

O processo eletrônico do CNJ ganhará mais agilidade com as mudanças propostas pela Comissão de Informatização, Modernização e Projetos Especiais do Conselho. Uma delas, a criação de legenda  nos documentos  para consulta rápida das informações processuais, será adotada a partir da próxima semana.

Assim, não será preciso abrir os  arquivos anexados  para saber o seu conteúdo.

A comissão estuda, ainda, a adoção de uma ferramenta que permita o cadastramento de novos processos no sistema, por parte dos usuários cadastrados. Atualmente, há duas formas de dar entrada em um novo processo eletrônico no Conselho: pessoalmente ou por meio de envio de correspondência pelos Correios. A ideia, que depende de aprovação do Conselho e será levada a todos os conselheiros, em sessão  plenária, é permitir aos usuários do sistema realizar o cadastro de uma nova ação diretamente pela  internet.

O uso da internet provavelmente passará a ser uma nova alternativa para os usuários darem entrada a um novo processo no CNJ.

Hoje, o peticionamento eletrônico já pode ser feito no E-CNJ por advogados, pelas partes e Tribunais, em processos já cadastrados no sistema, sem necessidade de digitalização de documentos ou envio posterior de originais. A intimação de Tribunais, magistrados, Corregedorias e advogados cadastrados no E-CNJ também já é feita eletronicamente.



...............
Fonte: CNJ