Oficializada a doação de terreno para futura sede da OAB Torres
01.09.09 | Diversos
Em visita a Torres nesta segunda-feira (31), o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da subseção, Ivam Roque Sá Brocca, e o presidente da Câmara Municipal de Torres, Gibraltar Pedro Citrino Vidal, fez o desenlace da fita de lançamento da futura sede da OAB local no terreno doado pela prefeitura para a construção do prédio.
“Além da conclusão de 14 prédios de subseções em 2009, conquistamos, em várias regiões do estado, a doação de terrenos para a construção das futuras sedes da OAB pelo interior”, afirmou Lamachia.
No terreno foi fixada uma placa com os seguintes dizeres: “Aqui será construída a sede da OAB Torres”. Segundo Brocca, “este é um momento de emoção e de orgulho para a advocacia do litoral, em especial, de Torres”.
Logo após, os presidentes da OAB/RS e da subseção estiveram na Prefeitura de Torres, onde foi assinado, juntamente com o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, o termo de doação do terreno pela administração municipal à Ordem local. A solenidade foi prestigiada por um grande número de advogados.
Para o prefeito de Torres, João Alberto Machado Cardoso, a presença física da OAB engrandece o município e fortalece a classe dos advogados. “Mais do que uma profissão, a advocacia é parte fundamental para a defesa da cidadania”, afirmou.
“Temos recebido de muitos municípios do interior o reconhecimento da importância de a OAB local ter uma casa própria. E a seccional tem se preocupado muito com o investimento e a qualificação das sedes das subseções, buscando dar as melhores condições de trabalho para os profissionais do interior. Até o final deste ano, teremos inaugurado 14 sedes”, ressaltou Lamachia.
“É a realização de um sonho antigo, objeto de vários anos de luta. Teremos uma casa própria para a advocacia, visando melhor atender às demandas dos colegas”, enfatizou Brocca.
Visita ao Foro
Antes da realização dos atos de doação da sede da subseção de Torres, Lamachia, acompanhado de Brocca, esteve na sala da OAB no Foro do município. “Preocupada em oferecer as melhores condições de trabalho para os profissionais do interior, a atual gestão da OAB/RS reaparelhou as 260 salas da Ordem nos foros das comarcas em todo o estado”, afirmou o dirigente da seccional.
Lamachia ainda participou de almoço de confraternização com a classe e autoridades do município.
Nenhuma subseção sem sede
Ao mesmo tempo em que deve concluir 14 sedes de subseção até o final de 2009, a Ordem gaúcha lançou o projeto “Nenhuma subseção sem sede”. A iniciativa busca viabilizar a construção de sedes próprias para as OABs do interior, com plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo de construção em função da padronização.
Presenças
Nas cerimônias estiveram presentes, ainda, o vereador Thiago Souza da Silva; a procuradora-geral do município, Patrícia Farias do Santos; o procurador da República, Ricardo Trunfo; a promotora Paula Athasásio; os defensores públicos Nelito Viletti e Melissa Ampesson; o tabelião José Carlos Espig; o vice-presidente da OAB local, Jonathan Aguiar de Carvalho, a secretária-geral Eliete de Lara Lúcio; o secretário-geral adjunto Felipe Rodrigues de Bitencourt; o tesoureiro Cesar Augusto Zortea; os conselheiros subseccionais Antônio Regis da Silva Rosa, Juliano Alves de Matos, Marilurdes Almeida, Najara Elias Anselmo Cardoso e Rosileni Oliveira Pinho de Aguiar; a ex-presidente da subseção, Evelise Ferraro Santos; e diversos advogados.