Inaugurada sede própria da OAB Santa Cruz do Sul
01.09.09 | Diversos
A OAB Santa Cruz do Sul inaugurou, nesta segunda-feira (31), a sua sede própria. Na ocasião, também foi entregue a medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da subseção local.
O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da subseção, José Otávio Lopes Luz e demais membros da diretoria, realizou o descerramento da placa e o desenlace da fita, inaugurando o edifício sede da subseção de Santa Cruz do Sul.
A OAB/RS deverá finalizar, até o final deste ano, 14 sedes de subseções no interior do estado. Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha já foram inauguradas.
Para o presidente da OAB local, a conquista da sede própria é fruto do apoio da seccional e dos repasses de verbas às subseções rigorosamente em dia desde 2007. "O prédio abrigará atividades diárias dos advogados da região, além de eventos, palestras e cursos, como os telepresenciais, transmitidos via satélite de São Paulo", afirmou.
O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, destacou que com a aquisição da sede própria da OAB/RS na Capital foram economizados aproximadamente R$70 mil ao mês, que eram gastos em aluguéis. "Esses recursos serão destinados ao interior, através de investimentos diretos nas subseções", salientou.
Durante a inauguração, o pastor Alberto Becker e o padre Clécio José Henkes abençoaram a construção e realizaram uma prece.
O prédio está localizado na Rua Ernesto Alves, 626, próximo ao Foro de Santa Cruz do Sul. Com dois andares, a sede da Ordem tem no térreo sala de recepção, gabinete da presidência, salão de festas, cozinha e dois banheiros. No segundo piso, existe um auditório com capacidade para 50 pessoas, sala de reuniões, sala para atendimento de clientes e outros dois banheiros.
Medalha Leonardo Macedônia
Na solenidade, foi entregue aos ex-presidentes locais a Medalha Leonardo Macedônia. A homenagem foi criada em 2008 pela atual gestão da Ordem gaúcha para valorizar os serviços prestados pelos ex-dirigentes da OAB. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da seccional.
"É uma forma de homenagear aqueles que efetivamente fizeram da Ordem uma entidade respeitável, destacando o papel de cada um dos ex-presidentes", salientou Lamachia.
Foram agraciados com a medalha: Arthur Germano Fett (in memoriam), Rolph Harry Bartholomay (in memoriam), Gilberto Calderaro, Antônio Casado d’Ávila, Eliceu Werner Scherer, Roque Afonso Frey, Cesar Fernando Gabe, Neimar Santos da Silva e José Otavio Lopes Luz, também atual presidente.
Após a entrega das medalhas, Lamachia recebeu do presidente da subseção uma placa, como forma de homenageá-lo pelo trabalho à frente da OAB/RS.
Presenças
A inauguração da subseção de Santa Cruz do Sul foi prestigiada por um grande número de autoridades e dirigentes da OAB. Estiveram presentes, pela diretoria da Ordem gaúcha, o vice-presidente, Jorge Fernando Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; além do presidente e da tesoureira da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães e Letícia Saldanha Caiaffo. Estavam ainda os conselheiros seccionais Carmelina Mazzardo e Eduardo Bandeira de Mello.
Também se fizeram presentes os presidentes das subseções de Cachoeira do Sul, Rogério Emilio Drews; Estrela, Daniel Horn; Rio Pardo, Vera Rejane Giuliani de Cruzeiro; Dom Pedrito, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves; e Lajeado, Edson Luiz Kober (presidente em exercício); assim como os diretores da ESA, Eduardo Lemos Barbosa e Rafael Canterji.
Pela subseção, estavam, além do presidente Lopes, a vice-presidente, Terezinha Ana Pappen; o secretário-geral, Tibicuera Menna Barreto de Almeida; o secretário-geral adjunto, Leon Rivail Faller; o tesoureiro, Ciro Alberto Bay; além dos conselheiros subseccionais Adair Zinn, Ana Helena Baroni Schutz, Celio Hanemann, Jane Javorski e Rosemara Klafke Hoppe.
Ainda compareceram o juiz-diretor do Foro de Santa Cruz do Sul, Sadilo Vidal Rodrigues; e o procurador municipal adjunto, Luciano Almeida, representando neste ato o prefeito.
Ao final da cerimônia, foi servido coquetel de confraternização, oferecido pela subseção.