Cezar Britto destaca a funcionalidade da sede da OAB/RS e a transparência da transação


09.06.09 | Advocacia

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede da OAB/RS, realizada na Praça dos Açorianos, na última sexta-feira (05), o presidente do Conselho Federal da Ordem, Cezar Britto, destacou a ousadia da gestão da OAB/RS ao empreender um negócio imobiliário de tamanho significado para a classe.

“Essa sede da OAB/RS está bem localizada e, pela sua funcionalidade, é importante para consolidar o trabalho da advocacia e da cidadania. Através da sua dimensão, demonstra o valor que os advogados dão para sua instituição”, relatou Britto.

Segundo o dirigente do CFOAB, o principal marco da transação imobiliária foi a transparência e a compra com recursos próprios da advocacia. “É uma sede bancada exclusivamente com recursos dos advogados e isso é de grande importância. O presidente Lamachia também fez questão de divulgar todo o processo com transparência e lisura”, acrescentou.

Britto apontou, ainda, a força institucional da entidade e a atuação na sociedade. “A OAB/RS já é forte na ação institucional, corporativa e junto à sociedade. E, agora, a seccional se torna mais presente com esta estrutura, mais próxima dos cidadãos e na fiscalização dos poderes”, declarou.

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, advocacia e cidadania são sinônimos

Do alto do 13º andar do prédio da OAB/RS é possível ter um panorama dos principais edifícios dos Poderes Judiciário (TJRS, Foro Central, TRT4, TRF4 e JFRS), Executivo (Centro Administrativo do Estado, IPE e DAER) e Legislativo (Câmara Municipal). Ao conhecer as instalações da nova sede da Ordem gaúcha, durante a inauguração, Britto enfatizou essa localização privilegiada do edifício da seccional, comparando-a com a sede do CFOAB, em Brasília, que tem vista para os Três Poderes da República.

“Daqui, a Ordem tem a visão dos poderes do Estado e pode fiscalizá-los. Superamos as questões corporativas e hoje temos a função de defensor da sociedade. Daqui se mira os demais poderes, demonstrando que somos exatamente iguais a eles, em termos de estrutura e competência, mas diferentes no agir. Agimos num olhar muito claro em prol da cidadania e da cooperação com a sociedade".

Britto salientou que “a atividade dos advogados junto à entidade é voluntária, o que valoriza ainda mais a função na construção de um Rio Grande do Sul e de um Brasil melhores”.

No discurso de inauguração do prédio, o dirigente destacou que a advocacia e a cidadania são sinônimos. “A cidadania tem agora uma casa para procurar seus direitos e se fazer representar quando se sentir ameaçada. É um momento histórico para os gaúchos”, acrescentou.

Clique aqui e baixe em alta resolução todas as fotos da inauguração da nova sede.