“Sala da OAB/RS no Presídio Central é destaque entre advogados”, afirma advogado criminalista


09.04.09 | Diversos

Em visita à nova sede da Ordem gaúcha, na tarde desta quarta-feira (08), o advogado criminalista Amadeu Weinmann, juntamente com a advogada Rejane Dutra Braga, afirmaram sua satisfação com as novas instalações da OAB/RS no Presídio Central.

Na ocasião, Weinmann, profissional que atua há mais de 40 anos no Presídio Central, manifestou que a estrutura da sala dos advogados, reinaugurada pela entidade em dezembro de 2008, está servindo de base de trabalho para os colegas que frequentam profissionalmente a penitenciária, no atendimento de seus clientes. “A sala da OAB/RS no Presídio Central é destaque entre advogados. Antes, os espaços eram cubículos mal-cheirosos e sem as condições mínimas de trabalho. Com as melhorias, a OAB/RS cumpriu mais um compromisso da atual gestão”, afirmou.

As instalações da OAB/RS no Presídio Central foram reformadas no final do ano passado. A sala dos advogados foi ampliada de 7m² para 25m². O ambiente ganhou computador com acesso à internet, bancada para computadores portáteis, ventilador, sofá e poltronas para leituras, mesa de reuniões e um banheiro. Também foi construído um novo parlatório e os outros cinco foram reformados e ampliados. Os espaços ganharam cadeiras estofadas fixas, evitando sua remoção, e ainda foram adaptados para o acesso dos advogados portadores de necessidades especiais. A entidade efetuou, ainda, a instalação de um portão eletrônico na entrada do estacionamento, de modo a tornar mais segura a entrada e a saída de automóveis pelos profissionais no presídio, durante o turno da noite.

“Conheço as principais e maiores penitenciárias do país no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, e em nenhum dos estabelecimentos desses estados possuem uma estrutura tão adequada para o trabalho do advogado dentro do presídio”, disse Weinmann, salientando que agora os advogados permanecem no local aguardando os clientes, trabalhando em seus notebooks, acessando a internet (através do computador disponibilizado pela entidade) ou debatendo ideias com os colegas. “Entre os principais assuntos dos colegas estão, é claro, as melhorias da Ordem nas instalações”, ressaltou.

Representando o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia - em viagem às subseções de Santa Cruz do Sul, Candelária e Agudo - o chefe de gabinete, Júlio Cezar Caspani, enfatizou que a medida foi um compromisso assumido pela entidade ao tomar posse. “Além de toda a infraestrutura de trabalho e acompanhamento de clientes, os advogados ainda podem utilizar a internet para acompanhar algum despacho no computador instalado pela Ordem no local”, informou Caspani.

Madre Pelletier segue exemplo

Recentemente, no final de março, em reunião com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e com a direção da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, a OAB/RS viabilizou a instalação de uma sala própria da entidade para os advogados que atuam no presídio feminino e a reforma dos parlatórios existentes, oferecendo privacidade nas conversas entre advogados e clientes.

A sala da Ordem terá uma estrutura adequada para o trabalho dos profissionais, seguindo o modelo do espaço da categoria no Presídio Central, com computador e acesso à internet, ventiladores e banheiro. A previsão é que as obras iniciem na segunda quinzena de abril e terminem dentro de 40 dias.