Comitivas das comissões do Jovem Advogado da OAB/RS de diversas subseções estiveram na Capital na noite desta quinta-feira (02) para participar do I Encontro Estadual do Jovem Advogado, organizado pela CEJA na sede da Escola Superior de Advocacia da Ordem gaúcha.
“O evento foi um absoluto sucesso, especialmente por essa participação maciça das comissões do interior, as quais abraçaram a idéia, e também pela qualidade da exposição do palestrante, que superou as expectativas, que já eram grandes. Acredito que todos saímos satisfeitos”, avaliou o presidente da CEJA, Pedro Alfonsin.
Alfonsin abriu o encontro, saudando a todos e destacando dois dos projetos levados a cabo pela comissão desde a sua criação, no ano passado: o lançamento do Manual do Jovem Advogado, ocorrido em dezembro último, e o projeto "Meu Primeiro Escritório", apresentado ao presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, em março – e que tem por objetivo possibilitar aos novos advogados a abertura, estrutura e funcionamento de escritório próprio para o desenvolvimento das atividades profissionais, com o apoio da CEJA (Leia matéria clicando aqui).
Lamachia falou aos presentes sobre algumas das realizações da Ordem gaúcha em prol da advocacia e da importância da participação do profissional iniciante na entidade.
“A Comissão do Jovem Advogado é fundamental para o fortalecimento da Ordem, e, com o engajamento que vemos nesta noite, neste evento organizado pela comissão, seguramente teremos uma advocacia cada vez mais forte e unida”, frisou o dirigente.
O palestrante convidado da noite, o professor de Direito Societário da PUC-RJ Francisco Müssnich, sob o tema “Cartas a um Jovem Advogado – Paixão, determinação e talento”, dividiu com os colegas experiências e histórias vividas ao longo de sua carreira jurídica.
Dentre os vários assuntos que abordou, muitos se relacionaram à sociedade de advogados, tema muito pertinente aos profissionais em início de carreira. “A verdadeira sociedade de advogados não é um simples condomínio em que você divide as despesas com colegas, é aquela que você cria para perenizar uma filosofia, um conceito”, ressaltou.
Após a exposição, houve espaço para perguntas, com intensa participação dos presentes.
A mesa de honra do Encontro foi composta por Lamachia, Alfonsin, Müssnich, pelo desembargador Francisco José Moesch (representando a presidência do TJRS) e pelo vice-diretor da ESA, Artur Alvim.
Também estiveram presentes os conselheiros seccionais da OAB/RS Ricardo Alfonsin (presidente da Comissão de Direito Ambiental), Teresa Cristina Moesch (presidente da Comissão de Defesa do Consumidor) e Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções); o presidente da subseção de Itaqui, Cesar Augusto Klein; o presidente da OAB Espumoso, Simão Ottoni Parizoto, o tesoureiro da subseção de Passo Fundo, Ary Domingos Baldissera; e os membros das CEJAs da Capital e do interior.