Mutirão de cidadania de Registro Tardio contabiliza mais de 70 atendimentos, em Porto Alegre


16.03.09 | Diversos

Durante todo o sábado (14), a OAB/RS por meio da Comissão Especial da Criança e do Adolescente (CECA) encaminhou o registro de cerca de 20 crianças e jovens sem registro oficial de nascimento. A ação ocorreu no Posto de Saúde Milta Rodrigues, localizado na Avenida Comendador Eduardo Secco, 200, Jardim Carvalho.

A vice-presidente da CECA, Alda Menine, considerou que os índices de atendimento foram acima da média e superaram as expectativas da comissão. “Pudemos contribuir com uma população carente e que precisa de ajuda. Mais do que fazer diversos registros de nascimento orientamos, também, vários casos que envolvem aspectos gerais do Direito, como separação e casamento”.     

Jovens pais com crianças de um, dois e três anos, como Fernando Trindade, de 21, e Luana Trindade, de 18, contabilizaram a maior procura para registros de nascimento. O pequeno Luan Trindade, segundo filho do casal, nasceu em novembro do ano passado no hospital São Lucas da PUCRS, na Capital, e não teve a certidão feita pelos pais por falta de dinheiro.

“Sou guardador de carros e fica muito difícil irmos até um cartório, pois sequer conseguiria poupar dinheiro para a passagem de ônibus. Tudo que consigo é para a comida da família. A partir de hoje, espero que a situação mude”, relatava o esperançoso Fernando que aproveitou a ação para fazer, além do registro do filho, sua carteira de trabalho.           
 
Além de esclarecimentos jurídicos, os interessados receberam informações sobre 2º via de documentos e atendimentos médicos voltados para o planejamento familiar, como o uso de métodos contraceptivos e exames preventivos de câncer.

“Devemos repetir mais vezes esta parceria com a OAB/RS, de total sucesso para a comunidade. Conseguimos unir profissionais de diferentes áreas para poder dar um pouco mais de assistência a quem precisa”, salientou Viviane Schmidt, médica e coordenadora do Posto de Saúde Milta Rodrigues.
 
Estiveram presentes no evento, além da vice-presidente da CECA, Alda Menine, os advogados e membros da CECA, Rodimar Silva da Silva e Heloísa Kleemann e a membro da Comissão do Jovem Advogado, Tanara Viera Iglesias.