OAB/RS discute com direção do Foro Central de Porto Alegre implementação do sistema drive-thru


11.03.09 | Advocacia

Novo sistema deve agilizar e aprimorar atendimentos no Foro Central.
Requerimento da Ordem gaúcha faz parte das ações da entidade para melhorar atendimento aos advogados nas unidades judiciais. 
 
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve reunido, nesta terça-feira (10), com o diretor do Foro Central de Porto Alegre, juiz Carlos Eduardo Richinitti, para discutir formas de melhorar e agilizar o atendimento aos advogados que trabalham na unidade.

Na oportunidade, estiveram presentes, o conselheiro e coordenador das salas da OAB/RS nos Foros da Capital, Domingos Baldini Martin; o representante da seccional no Foro Regional do Partenon, Vanderlei Fernandes Leal; a coordenadora das salas da OAB/RS no Tribunal de Justiça, Vivian Daize Vasconcelos; os coordenadores das salas da Ordem gaúcha no Foro Central, Paulo Roberto Almeida da Silva e Cristiano Radtke da Fonseca, o chefe de gabinete da OAB/RS, Julio Cézar Caspani; além dos escrivães Rosangela Quadros, Marco Antônio Meneghetti e João Carlos Brum.

Durante o encontro, Lamachia reiterou para os presentes a necessidade da imediata instalação do sistema drive-thru destinado a entrega de petições e processos, como forma de desafogar as atividades diárias dos profissionais no Foro Central.

"Devemos continuar unindo esforços, pois foi dessa forma que colhemos excelentes resultados no nosso projeto de agilizar e facilitar a rotina de trabalho dos advogados", destacou Lamachia ao lembrar das conquistas obtidas pela Ordem gaúcha como a efetiva ampliação do sistema de melhoramento dos atendimentos.

O juiz Carlos Eduardo Richinitti apontou números bastante satisfatórios como forma de ilustrar os resultados obtidos com as ações feitas até então.

"Já conseguimos ampliar horários de atendimento, ainda estamos readequando espaços e investindo em treinamento de servidores. Estas reivindicações foram tematizadas em diversas reuniões com os membros da OAB/RS e ficamos felizes em divulgar que o trabalho pensado em conjunto está no curso correto", pontuou o magistrado.

Durante a reunião, Richinitti divulgou que o tempo médio de atendimento nas varas cíveis está sendo medido a cada dois meses, para facilitar o estudo que vem sendo feito, a fim de se verificar os locais em que são mais necessárias mudanças tanto na questão da logística como na metodologia empreendida pela unidade judicial.

A comissão mista decidiu que a viabilidade do sistema drive-thru depende hoje de espaço para sair do papel, pois o Foro Central está operando, segundo o magistrado, "com o limite da sua capacidade estrutural".

Uma nova reunião deve discutir o local em que o novo sistema será implementado. O presidente Lamachia lembrou que a nova sede da OAB/RS pode também sediar provisoriamente o projeto.

"Os colegas que quiserem se manifestar para sugerir locais viáveis para executarmos o projeto devem conversar conosco e participar deste debate, que é de extrema importância para os objetivos da classe", esclareceu.

Vagas para advogados no estacionamento do Foro do Sarandi

Na ocasião, Lamachia e o conselheiro Domingos Martin explanaram para o magistrado sobre a questão da necessidade da reserva de vagas no estacionamento do Foro do Sarandi.

Ficou acertado que uma reunião entre a direção da OAB/RS, Richinitti e a direção do Foro do Sarandi deve acontecer nos próximos dias, para que a unidade judicial destine estes espaços aos profissionais, assim como foi definido com a direção do Foro do Partenon, onde a OAB/RS conquistou
vagas exclusivas aos advogados em atividade na unidade judicial.
      
Para enviar sua sugestão de local, para nas proximidades do Foro Central, encaminhe um email para [email protected]