OAB Vai à Escola é apresentado à Secretaria de Educação do Estado


18.02.09 | Advocacia

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, acompanhado de membros de comissões da entidade, foi recebido, na manhã desta terça-feira (17), pela secretária da Educação, Mariza Abreu, na Secretária Estadual da Educação – SEC.

O encontro, que contou com a participação da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo, da vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente, Alda Pinto Menine, de Janina Sobral de Rezende, membro da Comissão de Ensino Jurídico, do advogado Edu Duda Ocampos, da diretora do departamento de Planejamento da SEC, Ivonilda Hansen e da coordenadora-adjunta do departamento Jurídico da SEC, Sandra Queiroz, serviu para apresentar o projeto OAB Vai à Escola, cujo objetivo principal é levar aos estudantes as primeiras lições de cidadania.
 
"A Ordem está buscando, de alguma forma, auxiliar na formação dos nossos jovens, e conscientizá-los de seus direitos e deveres", afirmou o dirigente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia.

A secretária da Educação, Mariza Abreu, destacou que a proposta apresentada pela entidade "é louvável, e poderia servir de exemplo a outras entidades que desejem realizar projetos semelhantes".

A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/RS e coordenadora do projeto, Carmelina Mazzardo, exemplificou a  maneira de execução do projeto, que será desenvolvido em palestras, realizadas durante as manhãs, com temas voltados à cidadania e aos direitos humanos.

Após as palestras, serão formados grupos de informação, para abordar temas específicos, como o acesso à justiça, Lei Maria da Penha, CLT e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente, Alda Pinto Menine, afirmou que o projeto busca atingir, além dos estudantes, suas famílias e a comunidade em geral, propiciando a ampla conscientização da sociedade de seus direitos e deveres.

O projeto passa agora aos trâmites internos da SEC, que até o início de março auxiliará na definição das escolas da Capital, que inicialmente serão atendidas pelo OAB Vai à Escola.