Advogado criminalista destaca melhorias nas instalações da OAB/RS no Presídio Central


11.12.08 | Advocacia

Após atender um cliente no Presídio Central, o advogado criminalista Amadeu Weinmann fez questão de cumprimentar e parabenizar o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, demais membros da diretoria da Ordem gaúcha pela reforma e ampliação das instalações destinadas aos advogados, na última terça-feira (09). A Sala dos Advogados e os cinco parlatórios foram ampliados e reformados.
 
Freqüento há mais de 40 anos o Presídio Central no exercício da advocacia e eu nunca tinha visto este tipo de benfeitoria na Sala dos Advogados e nos parlatórios. Comecei a atuar no fim da década de 1960 e apesar de outras reformas, nenhuma foi tão completa como essa”, declarou.
 
Segundo Weinmann, os espaços eram anteriormente, cubículos mal-cheirosos e sem as condições mínimas de trabalho. “Com as melhorias, a OAB/RS está inaugurando uma nova era para os advogados criminalistas que atuam na penitenciária. Não é um elogio gratuito para a entidade, tendo vista que, a partir de hoje, teremos um ambiente a altura dos profissionais. Quero agradecer a gestão da Ordem pelo trabalho desempenhado aqui em nome dos demais advogados criminalistas”, disse.
 
Lamachia salientou a Weinmann que a medida foi um compromisso assumido pela entidade ao tomar posse. “Essas palavras de quem atua cotidianamente nestas instalações é o reconhecimento de um trabalho realizado com sucesso pela OAB/RS. A Ordem está gratificada em cumprir mais uma etapa do trabalho ao qual nos comprometemos ao assumir esta gestão”, lembrou o dirigente.
 
As melhorias nas instalações da OAB/RS no Presídio Central são iniciativas da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), da Coordenadoria dos Foros da Capital e da Comissão de Direitos Humanos (CDH).
 
A questão das reformas foi tratada pela Ordem gaúcha desde o início da atual gestão Além dos parlatórios, no início do ano, a entidade efetuou ainda, a instalação de um portão eletrônico na entrada do estacionamento, de modo a tornar mais segura a entrada e a saída de automóveis pelos profissionais no presídio durante o turno da noite.
 
De acordo com a OAB/RS, a construção de novos presídios, determinada pela governadora Yeda Crusius, terá acompanhamento da entidade, quanto as instalações destinadas aos advogados. Atualmente, o Presídio Central de Porto Alegre tem 4845 apenados para uma capacidade de 1500.