Um problema que já durava dez anos foi resolvido durante o mutirão de conciliações da Vara Federal do Sistema Financeiro da Habitação de Curitiba (PR). Em três meses de tramitação na Justiça Federal do Paraná, o caso de um mutuário da Caixa Econômica Federal foi solucionado.
Há aproximadamente 20 anos, ele adquiriu dois imóveis, um financiado pelo Banco Itaú e o segundo pela Caixa. Utilizou o Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS) para quitar as dívidas. Como não é possível utilizar o fundo duas vezes, a escritura do segundo imóvel não foi liberada e a dívida foi mantida.
O mutuário fez acordo informal com o banco e pagou o saldo devedor parcelado em 12 vezes. Mesmo assim, foi cobrado novamente e tentou por diversas vezes solucionar o caso junto ao banco. “Eu não achei justo pagar por algo que já havia sido pago”, lembrou o mutuário.
Segundo ele, o último conselho que recebeu foi o de contratar um advogado e entrar na Justiça. Em audiência de conciliação, o mutuário assinou o acordo que deu fim ao caso.
..........
Fonte:TRF4