OAB/RS participa da fiscalização do segundo turno das eleições


24.10.08 | Advocacia

Neste final de semana, a OAB/RS estará mais uma vez acompanhando de perto as eleições no estado, naqueles municípios que ficaram para decidir seus prefeitos no segundo turno. Assim como nos dias 4 e 5 de outubro, a Ordem fiscalizará e manterá um plantão para acompanhar possíveis denúncias de corrupção eleitoral.

No prédio da OAB Serviços, em Porto Alegre, funcionará uma estrutura especial para receber comunicações relacionadas com fatos que possam construir prática de “compra de votos” ou de uso eleitoral da máquina administrativa, pelos telefones: (51) 8137.4455 e (51) 3284.6410, ou através do e-mail: [email protected]. Essa atividade integra as ações desenvolvidas pelo Comitê 9840 e Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, dos quais a OAB/RS participa, que são destinados a garantir transparência nestas eleições.

Representando a Ordem gaúcha, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Arnaldo de Araújo Guimarães, fiscalizará, como no primeiro turno, a votação paralela feita pelo TRE-RS, acompanhando o grupo responsável por recolher as urnas sorteadas dos municípios de Porto Alegre, Canoas e Pelotas para uma apuração simulada.

Para o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, “a participação da entidade busca garantir a máxima transparência no processo eleitoral brasileiro, cumprindo seu papel histórico na defesa dos direitos e interesses da cidadania”.