Em resposta à correspondência enviada pela OAB/RS, o diretor do Foro Central de Porto Alegre, juiz Carlos Eduardo Richinitti, encaminhou ofício diretamente ao presidente da Ordem, Claudio Lamachia, afirmando que ajustes com vistas a melhorar o atendimento à classe, nos terminais bancários situados no Foro Central, já estão sendo feitos.
O documento teve como uma de suas motivações e-mail enviado por um advogado relacionado à prestação de serviços nos terminais de atendimento do Banco do Brasil, situados no Foro. O profissional alertou quanto à demora para realizar o saque de alvará no posto de atendimento do banco.
O ofício enviado à OAB/RS afirma que essa foi a primeira reclamação formal recebida pela diretoria e que as providências adequadas em relação à melhoria do atendimento na agência em questão serão tomadas.
O assunto também foi enfatizado em reunião com o juiz, realizada no dia 25 de agosto, no Foro da Capital. No encontro, Lamachia reiterou o pedido de um horário de atendimento exclusivo aos advogados.
No dia 16 de setembro, o presidente da Ordem também reuniu-se com a comitiva da Agência Setor Público - Porto Alegre do Banco do Brasil, em que discutiu a possibilidade de se estabelecer um convênio entre a OAB/RS e o Banco do Brasil. O convênio, com vantagens e serviços específicos aos advogados, teria como uma de suas principais metas a facilitação do saque de alvará do pagamento de custas no Foro Central.