OAB/RS tem atuação marcante na fiscalização do processo eleitoral junto ao TRE


06.10.08 | Advocacia

A Ordem gaúcha participou ativamente das eleições 2008. Tanto na véspera (4), quanto no dia da votação (5), a entidade fiscalizou o processo eleitoral, a convite do TRE.

No sábado pela manhã, logo após o sorteio das urnas que seriam utilizadas na eleição paralela realizada pelo TRE, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Arnaldo de Araújo Guimarães, representando a OAB/RS, integrou a comitiva que voou de Porto Alegre à Passo Fundo para coletar as urnas dos municípios de Coronel Bicaco e Paim Filho.

No domingo, a Ordem também participou de todo o processo de votação paralela na Usina do Gasômetro, quando foi apurada a votação simulada para testar a confiabilidade das urnas.

Além do acompanhamento da votação paralela, a Ordem montou uma estrutura de apoio, com plantonistas e postos para o recebimento de denúncias de possíveis irregularidades no andamento do pleito.

Para o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, “a participação da entidade busca garantir a máxima transparência no processo eleitoral brasileiro, cumprindo seu papel histórico na defesa dos direitos e interesses da cidadania”. Lamachia saudou também a participação das subseções, cuja atuação junto ao Comitê 9840, Movimento de Combate à Corrupção, contribuiu de forma ímpar na lisura do processo eleitoral de nosso país.

O presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães, destacou a importância da participação da entidade durante o processo eleitoral, “participamos de todo o processo da votação paralela, e pudemos averiguar com clareza, o quão transparente é o processo eleitoral no RS”.


.............................
Da redação do Jornal da Ordem com informações da Assessoria de Imprensa da CAA/RS