A diretoria da OAB Rio Grande recebeu, na semana passada, na sede da subseção, a visita dos membros da Corregedoria-Geral de Justiça. Pela Ordem local estavam presentes o presidente Francisco Mattos, o vice-presidente Ricardo Amaral, secretário-geral Jose Edom, e a tesoureira Anai Oliveira. Participaram, pelo TJRS, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luis Felipe Brasil Santos, e os juízes-corregedores regionais Clóvis Ramos e Nilton Tavares da Silva.
A reunião faz parte de um acordo entre o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e Brasil Santos (clique aqui, para conferir a matéria), atendido pelo TJRS, para que, quando os integrantes do Judiciário visitarem as comarcas, também devem se aproximar da advocacia, fazendo encontros com as subseções da OAB nos municípios. Os juízes-corregedores foram orientados para realizarem contatos com a Ordem local antes de fazerem as inspeções nas comarcas das cidades, para obterem diagnósticos prévios.
O presidente da OAB Rio Grande destacou a importância da iniciativa da Corregedoria, afirmando que se tratava de uma quebra de paradigma, pois é incomum que magistrados procurem os advogados para tratar de questões relativas à administração da Justiça.
Na oportunidade, a Corregedoria explicou que a iniciativa tem como objetivo ouvir os advogados, operadores do Direito, sobre as dificuldades e as sugestões para um aprimoramento da prestação do serviço jurisdicional.
A OAB local conseguiu viabilizar seu pleito pela visita do presidente do TJRS, desembargador Arminio da Rosa, com o objetivo de palestrar sobre temas atuais do Direito e sobre questões institucionais de interesse do judiciário, bem como os meios para viabilizar a construção de um novo foro em Rio Grande.