O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (7/8) com o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho. Na pauta da reunião esteve a preocupação do dirigente com a demora na votação do Projeto de Lei n° 06/2007, sobre as férias dos advogados, que aguarda desde o início de maio para ir a plenário.
"Os advogados de todo o país estão apreensivos com a demora da inclusão do projeto em pauta, pois já estamos no segundo semestre do ano e a matéria ainda deve voltar a Câmara dos deputados", afirmou Lamachia.
Garibaldi Alves comprometeu-se a colocar o projeto o mais rapidamente possível na pauta do senado para votação, confirmando que, em virtude do período eleitoral, as votações no Senado estão praticamente trancadas.
No início do mês de julho, Lamachia esteve reunido com toda a bancada federal gaúcha no Senado, que na ocasião afirmou que o projeto entraria na pauta de votação na primeira quinzena do mês de agosto.
O projeto já inclui o substitutivo do relator, Pedro Simon, ampliando para 30 dias, 20 de dezembro a 20 de janeiro, o período de recesso.
O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, vem desde o ano de 2007 reunindo-se freqüentemente com os deputados e senadores gaúchos e participando de diversas audiências para tentar acelerar a tramitação do projeto.
A OAB/RS garantiu no final do ano passado a suspensão dos prazos processuais do TJRS, no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro deste ano, através de gestões administrativas. Acompanhou o presidente da OAB/RS no encontro com o presidente do senado o advogado gaúcho, que atualmente esta residindo em Brasília, Gilberto Eifler Moraes.