Habeas corpus para desobrigar motorista a passar pelo bafômetro é negado


21.07.08 | Diversos

O TJRS negou habeas corpus a um motorista para que pudesse se recusar a passar pelo teste do etilômetro sem ser submetido às determinações da Lei Seca (Lei 10.705/08). A decisão é do desembargador Newton Brasil de Leão, integrante do 2º Grupo Cível do TJRS. Além dessa ação, o Grupo recebeu mais seis habeas corpus e um mandado de segurança sobre a matéria. Dos quatro já julgados, todos foram indeferidos.

Segundo Leão, quando é obedecido o processo legislativo e não se tratando de lei flagrantemente inconstitucional, é imperativo que seja cumprida por todos, "independente do desagrado que isso possa causar". 

Destacou ainda que não há elementos a indicar que a autoridade agirá de forma arbitrária e desprovida de bom senso. Salientou que o motorista não está exposto a nenhum constrangimento, uma vez que "tudo depende, apenas, de atitudes suas."

Sublinhou que a concessão de liminar em habeas corpus não está prevista em lei, e entende que só deve ser acolhido em situações excepcionais, o que não é o caso. Concluiu que "se excessos forem cometidos em eventuais interpelações, aí sim a via eleita se prestaria para corrigir." (Proc. nº 70025419912).




........
Fonte:TJRS