Demonstrações Contábeis – Exercício 2008
Primeiro Trimestre
À Comissão de Orçamento e Contas
À Diretoria da Seccional
Ao Conselho Seccional
Às Advogadas e Advogados do Rio Grande do Sul
Ilustres Colegas.
Durante o exercício de 2007, cumprindo compromissos publicamente assumidos, publicamos as demonstrações contábeis da OAB/RS.
Com transparência, priorizamos a informação e compartilhamos com todos os inscritos na Seccional, a realidade contábil, patrimonial e financeira da nossa Entidade
Concluído o primeiro ano desta gestão, publicamos a Prestação de Contas do Exercício de 2007, com o Balanço encerrado em 31 de dezembro de 2007, oportunidade em que demonstramos os primeiros reflexos das mudanças implementadas na administração da Ordem.
Os resultados obtidos em 2007, já sinalizam para o acerto das ações e das medidas adotadas. O rigor no controle dos gastos e as iniciativas focadas na recuperação das anuidades, culminaram na redução da dívida e na redução da inadimplência.
Nesse sentido, cotejando-se o Balanço encerrado em 31/12/2006, com o Balancete de 31/03/2008, constata-se que o passivo da Seccional foi reduzido em aproximadamente 21% (vinte e um por cento). Portanto, a dívida de R$ 28.048.293,74 (vinte e oito milhões, quarenta e oito mil, duzentos e noventa e três reais e setenta e quatro centavos), registrada em 31/12/2006, recuou para R$ 22.303.743,71 (vinte e dois milhões, trezentos e três mil, setecentos e quarenta e três reais e setenta e um centavos), conforme Balancete encerrado em 31/03/2008.
Também em relação aos gastos correntes, o rigor empreendido pela atual administração da Seccional, possibilitou uma redução de aproximadamente 10% (dez por cento) em relação ao primeiro trimestre de 2007, quando ainda cumpríamos compromissos e contratos herdados da anterior gestão.
Importante destacarmos ainda, que mesmo diante de um quadro financeiro aflitivo, como reiteradamente demonstrado, estamos avançando e cumprindo as metas que projetamos. Se de um lado, controlamos gastos, reduzindo-os, e obtivemos o recuo da dívida, de outro lado, não deixamos de investir na ampliação e melhoria dos serviços que a OAB/RS presta aos seus inscritos.
Durante o ano de 2007, e até o momento, a Seccional não atrasou, em um dia, o atendimento às demandas das subseções. Com planejamento e senso de oportunidade, adquirimos uma nova sede, que em breve estará sendo inaugurada. Criamos um programa de investimentos na área de tecnologia da informação (TI), visando melhorar significativamente o acesso a internet nas salas dos foros.
Os investimentos realizados pela Seccional, diante do cenário de dificuldades encontrado em janeiro de 2007, somente foi porque priorizamos as nossas metas em relação ao rigor no controle de gastos e na cobrança da inadimplência.
A propósito, constata-se que as medidas adotadas a partir de janeiro de 2007, com ênfase na recuperação das anuidades (central de acionamentos e Programa de Recuperação de Anuidades) e aprimoradas em 2008 (ampliação da faixa de descontos, para pagamento da anuidade em cota única, e o bônus pela pontualidade), foram decisivas para uma significativa redução da inadimplência.
Sabemos que o ideal pretendido para a nossa Entidade ainda está distante. Por outro lado, não há dúvida de que, ao lado dos eminentes dirigentes das nossas subseções, dos nossos ilustres e incansáveis conselheiros seccionais, dos funcionários da OAB/RS e de todos os colegas que de uma forma ou de outra nos apóiam nessa caminhada, avançamos.
A todos, o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento.
Porto Alegre, 30 de junho de 2008.
Claudio Pacheco Prates Lamachia
Presidente
Luiz Henrique Cabanellos Schuh
Tesoureiro
..............................................
Veja as Demonstrações Contábeis do exercício de 2008 - primeiro trimestre
BALANÇO FINANCEIRO
BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
BALANÇO PATRIMONIAL
DEMONSTRATIVO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
NOTA TÉCNICA