Luiz Antônio Schmitt de Azevedo


16.06.08 | Advocacia

O advogado Luiz Antônio Schmitt de Azevedo é natural de Porto Alegre, e formou-se em Direito pela PUCRS em 1972, militando intensamente nos foros trabalhistas do estado desde então.
 
Como perfil adequado a um juiz do TRT4 pela vaga do Quinto Constitucional, Azevedo considera que seria “o de alguém que tenha incessantemente desempenhado a atividade nesta área, enquanto advogado, que tenha a capacidade de compreender o sentido, o significado e as dificuldades do exercício da profissão”.
 
Caso seja o escolhido para ocupar a vaga, o candidato afirma que não esquecerá, sobretudo, que foi advogado durante longos anos: “não esquecerei o sentido, a importância do exercício desta atividade, e, no tribunal, certamente minha postura será de absoluto respeito, consideração e compreensão das aflições dos advogados”.
 
Azevedo destaca que, nesta hipótese, as portas de seu gabinete estarão “absolutamente abertas aos advogados. Não conheço o sistema e como a coisa administrativamente funciona dentro do tribunal. Evidentemente, se me transformar em juiz, tenho que me adequar a uma regulação administrativa, mas com a certeza de que as portas estarão sempre e permanentemente abertas para receber meus antigos colegas, e ouvir deles todas as considerações, que são indispensáveis para que alguém possa exercer a condição de juiz”.