OAB/RS volta a defender a Reforma Política
09.06.08 | Advocacia
Diante dos recentes escândalos de corrupção registrados nos cenários políticos gaúcho e nacional, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, voltou a defender, nesta segunda-feira, a Reforma Política como solução para a crise ética que atinge o país. “
O que estamos vivenciando nos últimos tempos não tem precedentes e demonstra claramente que o atual modelo político brasileiro conspira para que aconteçam fatos lamentáveis e vergonhosos como esses”, afirmou, referindo-se também à crise política estadual desencadeada pelas revelações feitas na CPI do Detran e pela divulgação de uma conversa entre altos mandatários do Executivo gaúcho. “
A Reforma Política deve ser iniciada imediatamente, sob pena de as instituições perderem completamente a credibilidade”, frisou o dirigente.
Claudio Lamachia ressalta que a entidade está atenta e vigilante aos desdobramentos da CPI do Detran, tendo, inclusive, designado um de seus membros para acompanhar as apurações. Na semana passada, indignado após a revelação de conversas telefônicas entre alguns dos suspeitos de desviar verbas públicas, Lamachia afirmou que “
o caso está expondo as entranhas de um vergonhoso esquema de corrupção no Estado”. Segundo ele, os fatos demonstraram que “os envolvidos tinham trânsito livre em diferentes esferas do poder e agiam unicamente para satisfazer os seus interesses pessoais, sem se preocupar com o bem público”.
Nota OficialEm nota oficial publicada no site da entidade, Claudio Lamachia destaca que,
“diante da constatação de tantas evidências delituosas que ocupam a mídia local e nacional diariamente, não só a OAB, mas toda a comunidade gaúcha enfrenta com tristeza e perplexidade a prolongada busca da verdade e anseia pela exemplar punição de corruptos e corruptores”. A nota ressalta, ainda que, “
mesmo tendo que agir com severidade, parlamentares e autoridades não poderão perder de vista a importância de assegurar as garantias constitucionais dos indiciados e defensores, estes últimos investidos de prerrogativas profissionais e próprias da cidadania”.
Claudio Lamachia lembra que a Reforma Política é uma das principais bandeiras de luta da OAB em todo o país. O Conselho Federal da entidade já encaminhou seu projeto de modificações no modelo político às presidências da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Dentre o que propõe, está uma maior participação popular nas decisões, através de plebiscitos, referendos e possibilidade de recall dos mandatos políticos. Além disso, pede o fim da reeleição e defende a fidelidade partidária e o financiamento público de campanhas eleitorais.
Para acessar a íntegra da nota oficial emitida na última quarta-feira (4/6),
clique aqui.
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor