Presidentes da OAB chegam a Porto Alegre para Colégio Seccional


29.05.08 | Advocacia

Os presidentes Seccionais da OAB já começaram a desembarcar em Porto Alegre para participarem do Colégio de Presidentes, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 em Bento Gonçalves.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, chegou na tarde desta quarta-feira (28) na Capital gaúcha, junto com a secretária-geral, Cléa Carpi da Rocha, e o ex-presidente Roberto Busato. Logo após, o vice-presidente do CFOAB, Vladimir Lourenço, o presidente da OAB/GO, Miguel Cançado, o presidente da OAB/CE, Hélio Leitão, o presidente da OAB/PI, José Norberto e o secretário-geral, Sigifroi Moreno, e o presidente da OAB/AM, Aristófanes Castro, desembarcaram no Rio Grande do Sul. O presidente da OAB/RO, Hélio Costa, e o tesoureiro do CFOAB, Ophir Junior, já estão em terras gaúchas desde a última terça-feira (27).

Britto lembra a importância que o Colégio de Presidentes tem para a advocacia, já que foi em um encontro do tipo que a entidade decidiu entrar na campanha para o impeachment de ex presidente da República, Fernando Collor.

Além disso”, continua Britto, “o colégio se propõe a discutir uma melhor organização interna das subseções, da nossa estrutura, para melhor agirmos na defesa do Estado Democrático de Direito.” O presidente da OAB explica que também está pautada a vitória parcial que a OAB teve com a aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a violação das prerrogativas dos advogados, assunto que deverá ser ampliado pelos presidentes com os parlamentares nos seus respectivos estados.

Outro tema que irá ganhar força é o combate à corrupção eleitoral. Britto ressalta que “estamos perto das eleições municipais, vitais para a República. Moramos, vivemos em uma cidade, e é lá que devemos quebrar a corrupção, quebrando com um ciclo vicioso: eleições limpas no município significam eleições limpas para o governo do Estado, para a presidência da Nação, para deputados”.

O presidente da seccional do Sergipe, Henri Clay, indica o Colégio de Presidentes como uma oportunidade de agregar a advocacia brasileira as suas lideranças, discutindo temas importantes e relevantes para a sociedade.

Já o presidente da OAB/AP, Washington Caldas, define a Ordem como uma instituição séria, que luta pela defesa da cidadania. “Tenho certeza que sairemos de Bento com uma grande carta, que represente realmente a luta e o trabalho que a OAB tem feito”.

O Colégio vai reunir os 27 presidentes das Seccionais da Ordem, para discutir temas de interesse da categoria e da cidadania. A governadora Yeda Crusius confirmou presença no evento.