Foi lançado, na manhã da última sexta-feira (09), no Foro Central de Porto Alegre, o Projeto de Melhoria no Atendimento, que vai ao encontro das reivindicações da OAB/RS. O evento contou com as presenças do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, do diretor do Foro, juiz Carlos Eduardo Richinitti, do corregedor-geral do TJRS, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, do 1º vice-presidente do TJRS, desembargador Roque Miguel Fank, entre outras autoridades, advogados e servidores da unidade judiciária.
Segundo Lamachia, o programa de qualificação dos serviços, uma antiga luta da OAB/RS em diversas interlocuções com o Foro Central, começará com a manutenção das portas abertas do local entre as 11h30min e 13h30min, para que os interessados possam acessar os serviços de Protocolo, Distribuição, Contadoria, fornecimento de alvarás de folha corrida, negativas forenses e autorizações de viagens para menores também no horário do meio-dia.
“Esta campanha para a melhoria dos atendimentos realizados pelo Foro Central demonstra que o permanente diálogo da Ordem gaúcha com as instituições vem resultando em ações práticas em benefício da qualificação. A OAB/RS procura uma integração com o Judiciário para o distensionamento das relações, entendimento e parceria”, destacou Lamachia, afirmando que a entidade busca a efetiva prestação jurisdicional, mais objetiva e harmônica possível, condição fundamental e indispensável para o trabalho em conjunto.
Para Richinitti, o projeto tem a missão de melhorar o atendimento às partes e advogados. “Entre as medidas, está o oferecimento de treinamento específico dos servidores que trabalham no atendimento, para que haja uma qualificação no tratamento diário praticado pelos funcionários do Foro. Serão também realizados pesquisas de satisfação e levantamentos internos de atendimento”, afirmou o juiz.
Na interpretação de Brasil Santos, as ações terão um efeito multiplicador significante, servindo de modelo para outras comarcas. “Neste mesmo sentido, a Corregedoria Geral do TJRS lançará, nos próximos dias, um projeto de eficiência nos serviços do tribunal”, disse o desembargador.
A OAB/RS vem buscando essa melhoria no atendimento aos advogados e às partes em suas reuniões periódicas com a diretoria do Foro Central. Nos encontros, foi externada inúmeras vezes esta preocupação e também a reivindicação de um horário de atendimento exclusivo aos advogados, preferencialmente na parte da manhã, junto com o expediente interno do local.
“A Ordem apóia e será parceira em projetos como este. Desta forma é que se começa a solucionar os problemas no atendimento, que vêm sendo objeto de reiteradas reivindicações dos advogados. A classe deve ter efetiva participação no desenvolvimento do Projeto de Melhoria no Atendimento”, finalizou Lamachia.