Neto de João Goulart visita OAB/RS


10.03.08 | Diversos

O neto do ex-presidente João Goulart, Christopher Goulart, esteve reunido com o presidente da Ordem, Claudio Lamachia, e com o conselheiro do Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre, Jair Krischke, na sede da OAB/RS, nesta sexta-feira.

Goulart, que é procurador do inquérito no Ministério Público Federal que investiga as circunstâncias da morte do avô, em 1976, na Argentina, pediu o apoio da Ordem: "quero apoio não só para investigar a morte, mas também a vida de Jango. Quero resgatar o exemplo de líder de vanguarda que ele foi", ressalta.

O advogado frisou também que o esclarecimento da morte do ex-presidente é importante como releitura da história do país, e também como parte do debate sobre os direitos humanos.

Lamachia declarou que a OAB/RS é parceira na luta pelos direitos humanos e que a família de Jango pode contar com a Ordem no que esta puder ajudar. O presidente vai encaminhar o documento entregue por Christopher Goulart (o depoimento do presidiário uruguaio Mário Neira Barreiro à Polícia Federal, em que afirma que João Goulart foi assassinado) à Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, com pedido para que ela acompanhe as investigações de perto.