A Ordem gaúcha promoveu, na noite desta sexta-feira (7), um coquetel em homenagem às advogadas e demais colaboradoras da entidade, comemorando o Dia Internacional da Mulher, em sua sede, no centro de Porto Alegre.
O presidente da entidade, Claudio Lamachia, destacou que, para ele, o 8 de março é comemorado 365 dias por ano. "Agradeço profundamente o carinho de todas as advogadas para com a OAB/RS, e desejo não um grande, mas um enorme Dia Internacional das Mulheres, que, para mim, é comemorado todos os dias", declarou em sua fala às presentes.
Lamachia agradeceu de forma especial à secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Terezinha Santos Cabral, e à secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles. "Nossa caminhada para sermos advogadas, profissionais, mães, ainda é dura, entretanto, devemos levar em conta que, no Brasil, ainda temos uma liberdade que as mulheres não têm em outros países", observou Sulamita. Maria Helena lembrou a discussão que corre no STF acerca das pesquisas com células-tronco embrionárias, que têm enfocado o início da vida dos seres humanos: "Para mim, a vida começa realmente quando nasce uma mulher", afirmou.
As duas secretárias-gerais prestaram homenagens especiais a algumas mulheres presentes: Carmelina Ida Mazzardo, presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/RS; Marisa Nonohay, coordenadora do Departamento Cultural e Artístico; Maria Dinair Acosta Gonçalves, presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente; Cláudia Lima Marques, membro da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul; Ana Maria Porciuncula Saraiva e Jane Catarina de Moraes Rossi, membros da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados; Cristina Andréia de Borba Figueiro, membro da Comissão Esportiva; Andrea da Costa Campos e Anair Isabel Schaefer, membros da Comissão Permanente de Direitos Humanos; Regina Guimarães, conselheira estadual e representante da 2ª Câmara; Letícia Saldanha Caiaffo, tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados; Carla Maciel, membro da Comissão Especial de Previdência Social; Solange Florinda e Sílvia Regina Santos, mãe e filha, ambas funcionárias da OAB/RS; e Heloísa Pacheco Prates, mãe do presidente Claudio Lamachia.